Buffering no Kodi | 3 Dicas Simples para Resolver

A Kodi tem ficado cada vez mais popular nos últimos tempos. Este media center é uma das melhores maneiras de gerenciar, acessar e reproduzir mídia offline e online. Neste artigo, vou mostrar-lhe três dicas simples para corrigir o buffering no Kodi.

Mas, apesar da popularidade, ele também tem alguns aspetos menos positivos. Ele requer mais manutenção, mais conhecimento e, o mais importante, é propenso a armazenamento em buffer.

Se passou horas configurando seu aplicativo Kodi apenas para descobrir problemas de buffer, que estão arruinando tudo o que você quer assistir, não se desespere. Muitas vezes, é possível corrigir estes problemas.

Buffering e Transmissões do Kodi

As transmissões do Kodi não são todas iguais.

Transmissões Kodi

Em termos gerais, existem três tipos diferentes de streams que pode assistir no Kodi. Eles são:

  • Conteúdo armazenado localmente: tudo o que você salvou no seu computador e que assiste no aplicativo Kodi.
  • Conteúdo On Demand: a Kodi oferece uma grande quantidade de vídeos sob demanda através de addons oficiais e desenvolvidos por terceiros.
  • TV ao vivo: alguns addons são também capazes de transmitir canais de TV ao vivo.
Kodi TV Media Center
Kodi TV Media Center

Infelizmente, as questões de buffering no Kodi de TV ao vivo estão fora do seu controle. Nenhuma dicas e truques será capaz de corrigi-lo. Os problemas de buffer na TV ao vivo são causados pela sobrecarga do servidor e não pelo sistema. No entanto, para conteúdo armazenado localmente e vídeo sob demanda, as dicas neste artigo devem ajudar.

Atenção: muitos dos add-ons desenvolvidos por terceitos focam-se no segundo e terceiro tipo de transmissão. A Dicas e Novidades não tem qualquer tipo de relação com estes, nem com o conteúdo que estes transmitem.  Se tem dúvidas, veja o nosso disclaimer.

O que é Buffering no Kodi?

De forma resumida, geralmente o buffering é usado para acelerar o que você está tentando fazer em um computador.

Este processo pode impedir o atraso quando você está transmitindo vídeos ou evitar um desempenho lento quando você está jogando um video game intensivo em gráficos.

O buffering envolve o pré-carregamento de dados em uma determinada área de memória conhecida como “buffer”. Permitindo que os dados possam ser acessados mais rapidamente quando uma das unidades de processamento do computador – como a GPU ou a CPU – precisa dos dados.

Na verdade, o buffering no Kodi tem imensas vantagens. Contudo, quando a conexão da internet é lenta ou é armazenada demasiada informação, o buffering aumenta exponencialmente os travamentos.

Dicas para Resolver Buffering no Kodi

Agora, vou indicar as três dicas que falei no início do artigo.

1. Editar o ficheiro Advanced Settings

O primeiro passo na jornada para corrigir problemas de buffering no Kodi deve ser o arquivo advancedsettings.xml. Este arquivo permite alterar as configurações e as opções que não possuem controles GUI nativos no aplicativo Kodi. Pode usá-lo para mudar tudo, desde padrões de nomeação de episódios até comportamentos especiais.

O arquivo não existe por padrão, o que significa que precisará de criá-lo e colocá-lo no lugar certo na sua pasta de instalação do Kodi. Mas não se preocupe, não é tão complicado quanto parece. Vamos olhar mais de perto..

Antes de prosseguir, lembre-se destas duas regras de ouro:

  • O conteúdo do arquivo advancedsettings.xml deve estar em minúsculas.
  • Se fizer alterações enquanto o Kodi estiver sendo executado, precisará de reiniciar o aplicativo para que as alterações entrem em vigor.

Criar o advancedsettings.xml

Para começar, abra o editor de texto de sua escolha e um arquivo em branco com o nome advancedsettings.xml. Certifique-se de não o chamar de advancedsettings.xml.txt ou algo semelhante, o formato deve ser xml.

Em seguida, precisa mover o arquivo recém-criado para a localização correta. A localização varia entre os sistemas operacionais. Aqui estão alguns dos mais comuns:

  • Windows: %APPDATA%\kodi\userdata
  • Mac: /Users/<USERNAME>/Library/Application Support/Kodi/userdata/
  • Linux: ~/.kodi/userdata/
  • Android: Android/data/org.xbmc.kodi/files/.kodi/userdata/
  • iOS: /private/var/mobile/Library/Preferences/Kodi/userdata/

Nota: Usuários do Windows, certifiquem-se de não colocar o arquivo na pasta Kodi em Arquivos de Programas.

Imagem Pasta do Kodi
Imagem Pasta do Kodi

Agora, abra o arquivo que criou com o seu editor de texto e cole o seguinte texto:

<advancedsettings>

<cache>

<buffermode>[INSERT NUMBER]</buffermode>

<memorysize>[INSERT NUMBER]</memorysize>

<readfactor>[INSERT NUMBER]</readfactor>

</cache>

</advancedsettings>

Mudar os valores

Para as três instâncias de [INSERT NUMBER], precisa tomar uma decisão com base em seus recursos do sistema.

A exceção é buffermode. Você pode inserir 0, 1, 2 ou 3. O valor 0 armazena todos os sistemas de arquivos da Internet, 1 armazena sistemas de arquivos locais e de internet, 2 apenas armazena os sistemas de arquivos de internet verdadeiros e 3 desativa o buffer completamente. Se você estiver tentando corrigir o armazenamento em buffer, o valor recomendado é 1.

A etiqueta memorysize aumenta o tamanho do cache. Precisa de inserir um valor em bytes. O Kodi exigirá três vezes o valor que configurou para estar disponível na RAM. Por exemplo, se você entrar 20971520, ele será traduzido para 20MB e, assim, o Kodi exigirá 60MB de RAM livre. Definir o valor muito alto pode causar o Kodi travar, portanto, algumas tentativas e experiências podem ser necessárias.

Alternativamente, pode configurar memorysize em 0. Isso força o Kodi a usar a memória de disco local para o cache. A única restrição é o tamanho do seu disco rígido.

Finalmente, precisa de configurar o readfactor. Isso diz o quanto Kodi deve preencher o cache além do que é necessário. Quanto maior o valor, menor será a probabilidade de experimentar o armazenamento em buffer, mas é muito provável que esteja com toda a largura de banda da rede disponível. Um valor de readfactor de 8 deve ser suficiente.

2. Use a VPN

Usar uma VPN é uma opção sensata independentemente do que você está fazendo online, mas é especialmente útil no mundo da Kodi.

Usar VPN no Kodi
Usar VPN no Kodi

Obviamente, uma VPN impede a sua operadora e o governo de ver o que você está assistindo. Contudo, o mais importante, impede a sua operadora de acelerar sua velocidade se estiver assistindo vídeos. A aceleração é responsável por mais problemas de buffer que as pessoas percebem.

Alguns artigos que recomendo a ler sobre VPN:

3. Tente um novo equipamento

É certo que não é uma “solução rápida”, mas pode ser necessária.

O Kodi é executado em uma grande quantidade de dispositivos e sistemas operacionais, mas alguns são muito mais adequados do que outros. Só precisa olhar para o grande número de TV box para o Kodi entender a enorme quantidade de opções que está disponível.

Computador e dispositivos de transmissão de ponta, como a Xiaomi Mi Box, não terão problemas para executar o aplicativo. Porém, alguns equipamentos mais baratos podem enfrentar alguns problemas. Recomendo a ver as Melhores TV Box até R$200.

Se continua a ter problemas com buffering no Kodi e executa uma VPN e alterou o arquivo advancedsettings.xml, o seu hardware pode ser o culpado.

Como resolver o buffering no Kodi?

Essas três dicas simples devem resolver a maioria dos problemas de buffering no Kodi. Porém, sempre haverá casos em que não conseguimos ajudá-lo a resolver com este artigo.

Você conseguiu corrigir seus problemas de buffer usando um truque que não mencionamos aqui? Ou uma das soluções que descrevemos acima resolve o problema? Se sim, deixe nos comentários. Muito obrigado por ler e continuação de um excelente dia!

Se gostou, por favor, compartilhe! É muito importante para nós 🙂

Caso tenha alguma questão ou dúvida, pode sempre entrar em contacto através dos comentários ou usar o nosso Grupo de Facebook.

Buffering no Kodi | 3 Dicas Simples para Resolver
4.5 (90%) 8 votos

Fonte MakeUseOF

Queres receber em tempo real todas as novidadese e segredos de Kodi, TV box e muito mais?