Kodi TV – O que é e como configurar o Kodi TV?

O que é o Kodi TV?

Kodi TV (anteriormente conhecido por XBMC) é um media center gratuito, versátil e open source.  Este permite que você reproduza TV, filmes, veja imagens e muito mais em vários dispositivos. É uma das melhores e mais populares ferramentas de stream a nível global.

O Kodi é altamente personalizável para atender às várias necessidades específicas de um reprodutor de multimédia e atualmente está disponível nos seguintes sistemas operativos:

  • Windows;
  • Mac OS X;
  • Linux;
  • Android;
  • iOS.

A interface do Kodi TV é muito fácil de usar e é a mesma para todos os sistemas operativos. Kodi 17.4 Krypton é a versão mais recente deste software e as principais mudanças foram, curiosamente, ao nível da interface. Quer saber tudo sobre o Kodi? Veja o nosso “Guia Completo do Kodi“.

Em Agosto de 2014, o XBMC foi renomeado para Kodi. Esta mudança de nome ajudou a estabelece-lo como um media center multifacetado e moderno, não mais associado pelo nome do console envelhecido da Microsoft.

Destaque para o facto do Kodi conseguir transformar qualquer computador, smartphone ou tablet numa smart TV ou numa box de multimédia. Pode ver tudo desde canais de TV a séries. Por esta razão, o Kodi TV é muito popular e a primeira escolha para ver programas de TV, filmes, esportes, etc.

Atualmente, existem diversas TV boxes que utilizam o sistema operativo Android. Estes equipamentos tem uma grande procura porque, geralmente, já trazem o Kodi instalado por defeito e podem facilmente ser ligados, por HDMI ou VGA, à TV. Pessoalmente, eu recomendo a Beelink GT1.

Como instalar e configurar o Kodi?

Pode instalar o Kodi em praticamente qualquer equipamento, desde o PC a uma placa Raspberry PI. Existem versões para praticamente todos os sistemas operativos.

A instalação do Kodi é muito fácil de fazer. Estes são os passos que deve seguir:

  1. Vá ao site oficial do Kodi e faça o download da versão correta do Kodi para o seu equipamento;

No caso de o equipamento ser Android, iOS ou Windows 8/10 pode, como alternativa, realizar o download do aplicação Kodi nas respetivas lojas de aplicações.

  1. Quando a instalação terminar abra o Kodi;
  2. Et voilá, Kodi está instalado e pronto a utilizar.

Eu bem disse que era fácil 😉

Kodi Addons – O que são e para que servem?

Depois que o Kodi estiver instalado, ele precisa de addons para ter acesso ao conteúdo disponível online. Os addons são quase como aplicativos para um smartphone.

Estes são desenvolvidos por programadores que os codificam sem a ajuda da equipa de desenvolvimento do Kodi. Na versão mais recente do Kodi, pode aceder facilmente aos seus addons na tab “Add-ons” do menu principal.

Instalar os addons é também muito fácil. Estes geralmente estão incluídos em repositórios, pelo que basta instalar um ou dois bons repositórios e terá logo acesso a muitos addons.

Para se ir ambientando pode instalar alguns addons do repositório que já vem por defeito do Kodi. Siga estes passos:

  1. Na tela inicial do Kodi clique em “Add-ons” no menu principal;
  2. Clique na caixa aberta no canto superior esquerdo;
  3. Selecione “Install from repository”;
  4. Escolha o repositório “Kodi Add-on Repository”;
  5. Navegue pelas várias categorias e escolha o addon que pretende;
  6. Clique em “Instalar” e espera pela notificação lateral a dizer que está instalado;

De forma a ficar mais claro, pode ver o processo passo a passo nas seguintes imagens.

Repita este método para tantos addons quanto desejar. Há imensos addons Kodi excelentes no repositório Kodi padrão.

Se gostou, por favor, compartilhe! É muito importante para nós 🙂

Caso tenha alguma questão ou dúvida, pode sempre entrar em contacto através dos comentários ou pelo Facebook.

Kodi TV – O que é e como configurar o Kodi TV?
3.5 (69.33%) 15 votos