Dicas IPTV
Kodi, IPTV & Apps de Stream

Desenvolvedores Kodi obrigados a fechar!

Má semana para o Kodi. Dois desenvolvedores Kodi e dois repositórios foram obrigados a fechar pela MPA (Motion Picture Association).

O cerco está a apertar para o Kodi, o primeiro a cair com uma multa multimilionária foi o TV Addons. Agora esta gente está atrás de tudo o que mexe. Mas vamos tentar perceber melhor esta situação.

O que é a MPA?

MPA é uma sigla que significa Motion Picture Association. Esta associação representa todos os gigantes da indústria do cinema, entre os quais Disney, Paramount Pictures, Twentieth Century Fox, Universal City Studios, Warner Bros, Netflix e Amazon Studios.

MPA Motion Picture Association
MPA Motion Picture Association

Para somar a estes, a MPA juntou-se recentemente à “Alliance for Creativity and Entertainment“, acrescentando também a Sky UK e a Premier League às organizações representadas.

A função destes é defender os interesses dos maiores estúdios produtores de filmes e outros conteúdo. Nesta semana, o foco deles foi o Kodi… esperemos que desistam cedo.

Desenvolvedores Kodi afetados

Quando digo afetados, entenda-se que receberam cartas/ultimatos para desistirem da sua atividade. Imagine receber algo assim de uma associação que representa empresas tão grandes… não é nada bom.

Estes foram, para já, os afetados:

The Alpha’s

Logo no início desta semana, começaram a surgir rumores que o desenvolvedor The Alpha teria se retirado da sua atividade. Isto veio-se a comprovar um pouco mais tarde, com um tweet do próprio.

TheAlpha Kodi Developer Twitter
TheAlpha Kodi Developer Twitter

Este fazia parte de um dos repositórios Kodi mais famosos, o Colossus. O repositório teve também que ser fechado.

Ao que conseguimos saber numa notícia do TV Addons, a MPA conseguiu descobrir a identidade deste desenvolvedor quando este criou uma campanha no GoFundMe. A campanha não seria sequer relacionada com o Kodi.

Jsergio123

O Jsergio123 é um dos principais desenvolvedores Kodi da atualidade, ou era… Ele foi também um dos que recebeu um ultimato da MPA, e decidiu desistir antes que chegassem multas pesadas.

Este faria também parte do repositório Colossus, mas não estava por dentro dos addons Kodi Covenant, Bennu, DeathStreams e Sportie. Por outro lado, ele desenvolvia dois addons bem importantes o URLResolver e o Metahandler.

O TV Addons, uma equipa de desenvolvedores Kodi, já indicou que vai tentar manter o desenvolvimento do URLResolver, mas que não será fácil.

Ares Kodi Project

Quando já todos pensavamos que a semana tinha sido má, mas que tinha acabado… surge mais uma má notícia. RIP Ares Kodi Project.

Addon Ares Wizard Repositório Ares Project
Addon Ares Wizard Repositório Ares Project

Pelo o que conseguimos saber, os membros da equipa por detrás deste repositório receberam também avisos da MPA.

Para quem não conhecia, o Ares Kodi Project começou por desenvolver apenas ferramentas para ajudar na cache do Kodi. Porém, depois avançou para facilitar a instalação de builds, repositórios e addons com apenas um clique.

O seu addon mais famoso era o Ares Wizard. Nas próximas semanas ele vai continuar a funcionar, mas não ter mais atualizações e eventualmente vai ficar sem utilidade nenhuma.

Tenho que desinstalar os addons?

Os addons não conseguem ser eliminados por ninguém. Estes “plugins” para o Kodi estão instalados no Kodi de cada pessoa. Portanto, eles vão a funcionar bem por umas semanas.

O que acontece é que os repositórios, o espaço online onde os desenvolvedores Kodi partilhavam o seu trabalho, estão a ser eliminados. Assim, estes addons vão deixar de receber atualizações. Os principais addons afetados são:

  • Coventant
  • Bennu
  • DeathStreams
  • Ares Wizard
  • URLResolver
  • Metahandler

E alguns outros mais pequenos.

Qual a melhor solução?

O melhor para já é manter a calma, continuar a usar o Kodi. Contudo, vá tentando pesquisar outros repositórios e addons.

Para filmes

Para animes

Para TV/Esportes

O Kodi é ilegal?

Esta é uma questão que muitas pessoas fazem. A resposta é que não! O Kodi é um software gratuito que cumpre com todas as leis.

Imagem do Kodi na TV
Kodi

Embora o Kodi seja, sem dúvida, o software de mídia mais popular do mundo neste momento, também é o mais odiado por grupos da indústria de entretenimento. Por si só, é um software decente e legal, mas com addons de terceiros, ele se torna uma potência de pirataria.

Se estes desenvolvedores Kodi estavam ou não fazendo algo errado, não vamos comentar. Porém, a ameaça de ação legal da MPA seria suficiente para fazer desistir qualquer um. Até porque qualquer um iria na falência lutando contra eles.

Kodi vai acabar?

Não. Por mais que as grandes associações e empresas de entretenimento assim o desejem, não me parece que isso vá acontecer.

Toda a “vida” do Kodi tem sido assim, hoje surge um addon que passado uns meses cai e volta a surgir outro. Basta lembrar o Exodus, um grande addon que caiu e logo surgiram o Covenant, o Genesis e muitos outros.

Se gostou, por favor, compartilhe! É muito importante para nós 🙂

Caso tenha alguma questão ou dúvida, pode sempre entrar em contacto através dos comentários ou usar o nosso Grupo de Facebook.

NOTA: Os addons Kodi, listas IPTV e aplicativos de stream mudam de dia para dia e é muito difícil acompanhar todas as alterações. Vamos sempre tentar atualizar todos os artigos, porém indicamos desde já que isto poderá nem sempre acontecer.

Desenvolvedores Kodi obrigados a fechar!
5 (100%) 6 votos