Kodi em Smart TV | Saiba agora como instalar e usar

O Kodi é um media center gratuito que já milhões de pessoas usam em todo o mundo. Esta é uma das melhores plataformas para organizar a sua mídia, assistir streams de mídia e usar addons que tornam o seu potencial quase ilimitado. Neste artigo vou mostrar-lhe passo a passo como deve fazer para instalar e usar Kodi em Smart TV.

Com efeito, as smart TV são equipamento já muito completos e cheios de inovação. No entanto, adicionar-lhes o Kodi é aumentar e melhorar ainda mais as suas capacidades. Instalar o Kodi em Smart TV é um tópico que levanta várias dúvidas, pois existem muitos modelos de smart TV diferentes. COntudo, aqui vamos tentar ajudar.

Dá para instalar Kodi em smart TV?

A resposta, em geral, é sim. Porém, não se iluda, pois há smart TV’s com sistemas operacionais muito complexos e fechados que não permitem de forma alguma usar o Kodi. Dito isto, o que deve saber é que o Kodi corre atualmente em quatro dos principais SO: Windows, Linux, Android e iOS. Por outro lado, a maioria das smart TV’s do mercado correm os Android, Tizen (Samsung) e WebOS (LG).

Kodi TV Media Center
Kodi TV Media Center

Assim sendo, caso tenha uma smart TV que corra Android, como Xiaomi Mi TV, então pode instalar o Kodi diretamente através da Play Store. Mesmo que não tenha acesso direto à Play Store (alguns fabricantes removem essa funcionalidade) pode fazer upload da app no sistema e corrê-la.

Se tiver um smart TV LG ou Samsung, como já deve ter percebido instalar apps nelas não é fácil. Então, não poderá instalar e o usar o Kodi diretamente no seu sistema, mas pode sim usar uma TV box Android ou mesmo um tablet Android e conectá-los à smart TV.

Vantagens de usar Kodi em Smart TV

As TV inteligentes já integram recursos muito bons e capazes, mas com o Kodi e os addons de Kodi certos as possibilidades são infinitas. Basicamente, pode pensar num conteúdo e rapidamente começar a assisti-lo com boa qualidade sem qualquer problema.

Como o Kodi é desenvolvido em código aberto, muitos desenvolvedores acabam por criar excelentes addons para assistir filmes, séries e canais que são usados por toda a comunidade.

Além disso, o Kodi também a função de organizar mídia (como fotografias, música, vídeos, etc). Logo, ele facilita muito na tarefa de organização de todos os conteúdos que tiver armazenados no seu computador ou rede. A interface simples de usar e intuitiva é também uma vantagem do Kodi.

Instalar Kodi em Smart TV Android

Tal como indiquei acima, o facto da sua smart TV correr Android não quer dizer que instalar o Kodi seja imediato. A questão é que os fabricantes podem alterar o Android e remover a função de abrir e usar a Play Store para instalar apps.

Logo, em seguida pode ver como usar Kodi em smart TV Android com ou sem acesso à Play Store.

Android com Play Store

Se na sua smart TV tiver acesso à Play Store, então instalar o Kodi não podia ser mais simples.

  • Abra a Google Play Store na Smart TV
  • Clique na barra de pesqusa superior
  • Agora, basta escrever Kodi e procurar
  • Selecione a app da “XBMC Foundation” que dever ser logo a primeira que aparece
  • Clique em “Instalar” e aguarde enquanto a instalação é efetuada

Vê como foi simples? O processo não demora nada e já pode começar a usar o Kodi sempre que desejar.

Kodi
Kodi

Android sem Play Store

Caso a sua smart TV correr Android, mas não disponibilizar a Play Store então terá que efetuar os seguintes passos. O processo passa por fazer o download da app num dispositivo externo e, em seguida, instalar o Kodi.

Antes de avançar, certifique-se que nas opções da TV ativou instalar apps externas. Para isso, abra as definições, va no tópico de segurança, encontre a opção Fontes Desconhecidas ou Fontes Externas e ative essa opção. Após isso, estes são os passos a seguir:

  • Descarregar o Kodi do site oficial

No seu PC, logo que abre o site oficial do Kodi, clique no menu “Download”, faça scroll down até ver os logotipos dos sistemas operacionais. Nessa parte, clique no símbolo da Android

  • Selecione a versão “ARM V7A (32-bit)“, a menos que tenha a certeza que a sua smart TV pode correr a versão 64-bit da app
  • Guarde o ficheiro .apk que descarregou numa pen USB ou disco externo, pois vai necessitar dela para fazer a instalação na sua TV
  • Introduza a drive USB na sua smart TV e localize-a usando o “File Explorer” ou “Explorador de ficheiros” ou “Gestor de ficheiros”, consoante a designação adotada pelo fabricante
  • Selecione o ficheiro .APK e instale-o

Este método pode demorar um pouco mais que o anterior, até porque exige que utilize primeiro o seu PC. Contudo, permite igualmente ter o Kodi instalado e operacional na smart TV. Para abrir o Kodi, simplesmente necessita de abrir “Apps” e clicar no Kodi.

Instalar o Kodi em smart TV sem Android

Apesar do Android ser dos melhores sistemas operacionais, muitos fabricantes continuam a optar por comercializar smart TV’s com outros SO. Nomedamente, a Samsung e a LG que lideram este mercado. Ao príncipio elas baseavam as suas TV em Android, mas passado algum tempo desenvolveram os seus próprios sistemas operacionais.

Assim, tenho uma boa e uma má notícia. Vou começar pela má notícia: não pode instalar diretamente o Kodi em smart TV sem Android. Contudo, pode usar facilmente o Kodi indiretamente na sua smart TV (esta é a boa notícia).

Com efeito, tem duas opções: usar uma TV box Android ou transmitir Kodi do tablet ou smartphone para a smart TV.

Usar uma TV box Android

As TV box Android são o melhor que pode usar para IPTV, Kodi, NetFlix ou mesmo qualquer outra app de mídia. As TV box são pequenos equipamentos Android baratos que pode ligar a qualquer TV incluindo smart TV de qualquer marca ou género.

Para quem ainda não tem uma ou está à procura de alguma, ficam aqui algumas das melhores:

Xiaomi Mi Box

Xiaomi Mi Box
Xiaomi Mi Box

A Mi box é o maior sucesso de sempre em vendas no mercado da TV box. Trata-se de um equipamento da marca Xiaomi que se destaca por uma grande relação qualidade-preço. Pode parecer um pouco cara, mas garanto que compensa por todos os recursos que oferece.

Ver Xiaomi Mi Box

X96 Mini

TV Box X96 Mini
TV Box X96 Mini

A X96 Mini não é um todo de gama, mas para Kodi e IPTV, serve perfeitamente. Além disso, o preço é reduzido e inclui muitas apps já pré-instaladas. O “mini” no nome não é só para enfeitar, ela é pequena e discreta, por isso fica bem em qualquer espaço que a coloque.

Ver X96 Mini

TX3 Mini

TX3 Mini
TX3 Mini

Seguindo muito as vantagens e especificações da X96 Mini, esta TV box tem um desempenho muito bom para Kodi, IPTV, NetFlix e muito mais. Assim, a TX3 Mini é uma box Android que quase sempre aconselho para quem pretende adquirir uma TV box, mas não quer nada de muito caro.

Ver TX3 Mini

Quanto à Gearbest, pode confiar as suas compras nesta loja. Os seus preços são sempre os mais baixos e os envios são garantidos que chegam, pode demorar um pouco mais que o comum, mas pelos valores compensa. Veja porque pode confiar na Gearbest Brasil.

Transmitir o Kodi para a smart TV

Se tiver um smartphone ou tablet com o Kodi, pode transmitir a sua tela para a smart TV e assim é se estivesse a usar o Kodi em smart TV. Pode fazer esta transmissão através de diversas formas.

A forma mais comum é usar um Google Chromecast ou um aparelho semelhante como o AnyCast.

Considerações Finais

Quanto ao tópico de instalar e usar Kodi em smart TV, penso que tenha ficado claro. O método e processo de instalação depende muito da sua smart TV. Além disso, se a sua TV não correr Android então lamento informar mas dificilmente (ou até mesmo impossível) irá conseguir instalar diretamente o Kodi, mas pode usar as alternativas que indiquei.

Espero ter ajudado com este artigo e continuação de um excelente dia!

Se gostou, por favor, compartilhe! É muito importante para nós 🙂

Caso tenha alguma questão ou dúvida, pode sempre entrar em contacto através dos comentários ou usar o nosso Grupo de Facebook.

Kodi em Smart TV | Saiba agora como instalar e usar
5 (100%) 1 voto