Kodi não funciona | O que fazer?

Como uma das principais fontes de informação sobre Kodi para muitos usuários, recebemos diariamente várias mensagens a dizer “o Kodi não funciona”. Gostávamos de responder a todos individualmente, mas nem sempre é possível, daí que faço este artigo para ajudar a saber o que fazer nestes casos.

A verdade é que tanto o Kodi como os melhores addons Kodi são gratuitos e, por isso, não podemos pedir que sempre tudo funcione como queremos. Por vezes, existe uma ou outra falha, mas com os seguintes conselhos irá conseguir facilmente resolver. Se quiser saber ainda mais sobre o Kodi, veja o nosso Guia Completo Kodi.

Kodi não funciona

Esta frase do Kodi não funcionar é, provavelmente, a que mais oiço diariamente tanto nos comentários, como no nosso Facebook e fóruns. A questão é que o Kodi em si raramente, ou mesmo nunca, falha.

As possíveis falhas do Kodi são devido aos addons, à nossa conexão de internet ou algum erro na instalação.

Kodi TV
Kodi TV

Bem, vamos por partes de modo a tornar este post útil e de fácil compreensão.

Falhas nos addons

Os addons Kodi são extensões, geralmente, gratuitas que permitem aumentar as funcionalidades do Kodi. Grande parte dos addons usados são especialmente para assistir conteúdo online como filmes, séries, canais e outros.

Existem excelentes addons como o MrPiracy, o Uranus, o Brazuca Play, etc. Porém, mesmo estes às vezes entram em manutenção ou deixam mesmo de funcionar. Isso não é uma falha do Kodi!

Quando os conteúdos começam a travar ou deixam mesmo de dar, a solução pode passar por:

  • Reiniciar o Kodi – Esta simples operação permite reiniciar os vários processos a decorrer no seu Kodi, que podem estar em conflito com o addon e procura das fontes;
  • Desinstalar e instalar o addon – A probabilidade desta operação solucionar o problema é baixa, porém não custa tentar;
  • Usar um outro addon – Esta é a opção que pessoalmente uso e recomendo sempre. Há tantos addons, todos gratuitos, fáceis de instalar e usar, porque me haveria de me chatear por causa de um addon que falha? É este tipo de pensamento que tento passar aos vários usuários de Kodi, porque de facto nenhum addon é infinito. A “vida útil”, se é que lhe podemos chamar assim, dos addons atualmente é muito curta., daí que é sempre bom instalar e usar novos addons.
Site do Kodi
Site do Kodi

Ligação à internet

Sem internet, o Kodi não funciona. Pelo menos não para assistir conteúdo online como é o caso dos filmes, séries, canais, entre outros. Portanto, basicamente sem internet o Kodi não tem nenhuma utilidade em especial.

Quanto à velocidade de internet que deve ter, essa é uma excelente questão. Infelizmente, não existe um valor padrão que deva ter. Teste assistir alguns vídeos no YouTube através do seu PC ou equipamento onde usar o Kodi. Caso os vídeos funcionem sem travamentos, então o Kodi também deverá funcionar.

Noutro sentido, quando sente os conteúdos começarem a falhar, veja se o equipamento ainda está ligado a internet. Algumas vezes a solução é tão simples como reiniciar o router ou mesmo ligar algum cabo que se desconectou.

Erro na instalação

Por último, mas não menos comum na saga do Kodi não funciona, temos os erros e falhas na instalação.

Este ocorre especialmente em equipamento Android e Windows 10, porque o Kodi pode ser instalado através das suas lojas de apps oficiais. Sim, é muito prático e simples instalar o Kodi através destas lojas de apps, porém o resultado nem sempre é o esperado.

Quando instala o Kodi através destas lojas, de certa forma está a ligar o Kodi aos serviços da Windows ou da Android. Estes serviços têm algumas regras e controlos específicos para as suas apps, daí que podem às vezes bloquear algum tipo de ligações como a fontes de streaming, etc.

Note que eu não tenho prova que esta “ligação e bloqueio” realmente aconteça e seja feita por estes serviços. Porém, o facto é que muitos problemas e bugs desaparecem quando instala o Kodi diretamente através do site oficial.

Instalar o Kodi através do site oficial

Este é um processo que também é simples. Basta abrir o site oficial, abrir o menu de download, escolher a versão mais adequada para o seu equipamento e instalar como se fosse um programa qualquer normal.

Site do Kodi
Site do Kodi

Teste e o mais provável é sentir logo que o Kodi fica melhor.

Considerações Finais

Estas são apenas algumas dicas para possíveis soluções quando o Kodi não funciona. Espero ter ajudado.

Antes de terminar, criamos recentemente o primeiro Guia Completo Kodi disponível online e em Português. O objetivo deste guia é permitir a qualquer um usar o Kodi como um profissional em pouco tempo. Ele tem um pequeno custo associado, que nos ajuda a manter o site ativo e, por isso, ficamos eternamente agradecidos se o conseguir adquirir.

Se gostou, por favor, compartilhe! É muito importante para nós 🙂

Caso tenha alguma questão ou dúvida, pode sempre entrar em contacto através dos comentários ou usar o nosso Grupo de Facebook.

Kodi não funciona | O que fazer?
5 (100%) 3 voto[s]

Queres receber em tempo real todas as novidadese e segredos de Kodi, TV box e muito mais?