Manutenção do Kodi | Porque deve fazer?

O Kodi é um dos melhores media centers gratuitos. A principal vantagem deste programa é que permite instalar addons desenvolvidos por terceiros e, dessa forma, conseguir assistir diversos conteúdos multimédia online. Contudo, para que tudo funcione sempre bem, por vezes tem que realizar uma manutenção do Kodi. Eu explico aqui como fazer.

Sim, periodicamente você tem de efetuar manutenção no Kodi. Esta é uma boa prática que permite manter o seu Kodi com um excelente desempenho e, acima de tudo, funcional sempre que necessita. Além disso, se usa uma TV box Android (um equipamento que recomendo usar) possivelmente também terá de fazer uma manutenção da box Android.

Manutenção do Kodi | Porque deve fazer?

Antes de mais, este artigo tem o contributo do nosso amigo Jaison Brasil. As razões de ter que realizar a manutenção do seu Kodi são:

  • Todas as capas e fanarts, que você vê enquanto passa por um acervo de filmes e séries via addons, são armazenados na forma de Thumbnails.
  • Os addons, scripts e resolvers instalados armazenam duplicatas na forma de Pacotes.
  • A memória cache também cresce bastante com o tempo.
Limpar Cache do Kodi
Limpar Cache do Kodi

Durante poucas semanas, esta situação não é de todo preocupante. O problema começa a pesar é quando toda esta informação se acumula durante meses. Como pode imaginar, o Kodi começa a ficar lento e também o equipamento onde corre o Kodi pode começar a ter um desempenho pior. Por isso, você deve sempre remover/limpar essas informações.

Como fazer a manutenção do Kodi?

Aconselho a usar o addon Indigo (repositório TvAddons). Este addon é excelente para isso, inclusive pode fazer também o backup do seu kodi (já totalmente configurado e funcional, addons e skins), poupando trabalhos futuros.

Guia Instalar Indigo Kodi

É também com esse addon que fazemos backup do Kodi, como está: Menu, Skin e suas configurações, addons, fontes, cores etc, a fim de recuperar estas, caso precisemos reinstalar o aplicativo.

Lembrando que, algumas configurações do próprio aplicativo, não sei porque, não fazem parte desse backup. “Um erro a ser resolvido”.

Nota: Listas muito extensas “também” podem fazer o Kodi encerrar em box com baixa performance como as MXQ e suas associadas. Infelizmente é a verdade!

Sugestão para box Android

Se como eu, usa o Kodi numa TV box Andorid, ou em qualquer outro equipamento Android, o ideal também é usar um utilitário Android para gerenciar programas no start (início da carga do sistema). Desta forma, impede que diversos programas não utilizados na prática “iniciem” no boot reservando memória preciosa pasta eles. O Android Assistente é uma excelente opção. Boa sorte!

Antes de terminar, recebemos sempre muitas questões e, por isso, decidimos criar o primeiro Guia Completo Kodi disponível online e em Português. Esta dica da manutenção está também no guia! 😀

Ver Guia de Kodi Brasil Ver Guia de Kodi Portugal

Este guia irá ajudá-lo a saber tudo sobre o Kodi. Além disso, como ele tem um pequeno custo também nos ajuda a manter o site ativo e, por isso, ficamos eternamente agradecidos se o conseguir adquirir. Continuação de um excelente dia!

Se gostou, por favor, compartilhe! É muito importante para nós 🙂

Caso tenha alguma questão ou dúvida, pode sempre entrar em contacto através dos comentários ou usar o nosso Grupo de Facebook.

Manutenção do Kodi | Porque deve fazer?
5 (100%) 1 voto

Queres receber em tempo real todas as novidadese e segredos de Kodi, TV box e muito mais?