Novo Kodi 18 Leia | Já saiu e é oficial

Após vários meses de esforço e muito desenvolvimento, a equipa de Kodi lançou oficialmente a nova versão do Kodi. Trata-se do novo Kodi 18 Leia que vêm por evolução ao Kodi 17.6 Krypton e a várias outras versões anteriores que este popular media center gratuito já teve. Aqui vou-lhe explicar como pode instalar e atualizar para a nova versão sem perder nenhum dado, nem mesmo os addons que já tem instalados.

Exatamente, leu bem. Estivemos a testar e consegue instalar o novo Kodi 18 sem perder os dados que tem no seu Kodi antigo. O processo é simples e vou-lhe explicar passo a passo como fazer. Além disso, vou também falar-lhe um pouco deste novo Kodi e do que ele tem de novo. Antes de mais, um agradecimento especial à equipa de Kodi que investiu muito tempo para o tornar possível!

Novo Kodi 18

Ficamos a saber há dois dias, a 29 de janeiro, através de uma notícia no site oficial do Kodi, que a nova versão tinha sido lançada. Após vários meses, mais de 9 mil ficheiros alterados, aproximadamente meio milhão de linhas de código adicionadas e removidas e com o apoio de 36 desenvolvedores, eis que temos agora o Kodi 18.

Muito esforço e dedicação da equipa de Kodi que, para quem não sabe, trabalha de forma gratuita. A única forma que tem de apoiar estes desenvolvedores é através de doações ou comprar alguns produtos que eles têm no site. Porém, o melhor do Kodi é que é 100% gratuito e apenas contribui se desejar.

O que mudou neste novo Kodi?

Muitas das alterações já vinham sendo anunciadas e até já as podia testar na versão Alpha ou Beta que saiu do Kodi 18. Estas são as principais alterações que vai encontrar:

  • Jogos retro e associar controle de jogo

A equipa de Kodi adicionou suporte para emuladores, ROMs e controles de jogos. Ainda não se sabe muito bem como irá funcionar, talvez agora só mesmo experimentado a instalar alguns jogos e assim. Quando houver novidades tentaremos publicar.

  • DRM ou Gestão de Licenças de Digitais

Esta é para mim uma das melhores notícias. Muitas TV box como já dissemos AQUI não correm Netflix ou outras apps oficiais de conteúdo em HD ou Full HD porque não tem licença Widevine L1. E se o Kodi conseguisse desincriptar essa licença? Ainda se espera que surjam muitos addons para usufruir desta vantagem do Kodi, mas posso-lhe garantir que é uma completa mudança no jogo do streaming de conteúdo oficial.

  • Melhorias na TV ao Vivo

Suporte para RDS (Radio Data System), seleção automática na inicialização (“boot to live TV / radio”, se desejar), informações aprimoradas sobre OSD e PVR, ações aprimoradas de EPG e PVR e muito mais. Suporte back-end foi também atualizado em toda a linha.

  • Android Leanback e controle por voz

Agora, o Kodi pode mostrar o conteúdo da sua biblioteca na interface principal do Android TV, com funcionalidade de voz completa: filmes aleatórios não assistidos e álbuns não-lidos, sugestões de exibição em excesso e muito mais. A integração de voz permite que você pesquise conteúdo com o Google Assistente, usando o mesmo recurso para “digitação por voz”, onde quer que você veja o teclado tradicional na tela do Kodi.

  • Qualidade de vídeo e audio melhoradas

Sem entrar com termos muito técnicos, todos sabemos quão importante é o conteúdo de vídeo (filmes, séries, animes, etc) para o Kodi, certo? Então, por isso mesmo a equipa do Kodi fez novas alterações para melhorar ainda mais a qualidade de reprodução usando o Kodi e os seus addons de Kodi.


Há várias outras alterações interessantes. Pode ver mais detalhes de todas as novidades do novo Kodi 18 no link da noticia que indiquei acima. Agora vamos passar para como instalar sem perder nada, nem mesmo os addons.

Instalar novo Kodi 18

O Kodi mudou, mas o processo para instalar ainda é o mesmo! Trata-se um processo simples, apenas tem que:

  • Abrir o site oficial do Kodi e selecionar aba de download
  • Escolher o sistema operativo correto
Escolher Sistema Operativo para Kodi
Escolher Sistema Operativo para Kodi
  • Selecionar a versão mais adequada para o equipamento em que vai instalar o Kodi
  • Seguir o procedimento normal para instalar qualquer programa ou app;

No Windows, pode surgir um erro de “Perigo” ou algo do género, como pode ver na imagem em baixo. Deve ignorar este alerta e avançar para a instalação, não se preocupe, o Kodi é seguro.

Executar Mesmo Assim Kodi
Executar Mesmo Assim Kodi

Importante: Para manter os dados e addons que tem no seu Kodi 17.6 (no caso de o ter instalado), deve aparecer uma janela como na imagem abaixo. Selecione a opção “SIM” para manter os dados ou “NÃO” para manter ambas as versões de Kodi (não aconselho, pode gerar conflito).

Instalar novo Kodi 18 sem perder nada
Instalar novo Kodi 18 sem perder nada

Algo que deve também notar é que o novo Kodi 18 ainda não está disponível nas lojas Play Store ou Windows. Assim, se fizer a instalação por estas lojas vai estar a instalar o Kodi 17.6 e não o Kodi 18. Isto deve ficar resolvido nos próximos dias 🙂

Antes de terminar, recebemos sempre muitas questões e, por isso, decidimos criar o primeiro Guia Completo Kodi disponível online e em Português.

Ver Guia de Kodi Brasil Ver Guia de Kodi Portugal

Este guia irá ajudá-lo a saber tudo sobre o Kodi. Além disso, como ele tem um pequeno custo também nos ajuda a manter o site ativo e, por isso, ficamos eternamente agradecidos se o conseguir adquirir. Continuação de um excelente dia!

Se gostou, por favor, compartilhe! É muito importante para nós 🙂

Caso tenha alguma questão ou dúvida, pode sempre entrar em contacto através dos comentários ou usar o nosso Grupo de Facebook.

Novo Kodi 18 Leia | Já saiu e é oficial
5 (100%) 1 voto

Queres receber em tempo real todas as novidadese e segredos de Kodi, TV box e muito mais?