Travamentos vs Ping Alto IPTV | Mito Esclarecido

Afinal, será que o ping alto interfere ou não na estabilidade do IPTV? Este é o tópico que vou esclarecer neste artigo. Importa perceber os conceitos e saber que nem sempre os travamentos podem ter origem naquilo que pensamos. O ping alto IPTV pode ou não ser o culpado, como será que podemos saber? Já vamos ver!

Antes de tudo, PING (ou delay) é tempo que leva para um pacote de dados ir até um servidor e este retornar uma resposta. Quando falamos de IPTV, PING é o tempo de resposta do servidor de IPTV. Interessante? Então, o conteúdo do próximo tópico de PING alto IPTV ainda será melhor.

Ping Alto IPTV

Este texto foi escrito originalmente por Rafael Cavalcante no nosso Grupo de Facebook. Aconselho ainda a ver o nosso artigo de IPTV no Kodi.

IPTV no Kodi
IPTV no Kodi

Avançando no tópico, a coisa mais comum é pessoas se basearem no PING informado por testes de velocidades para justificar que um PING está baixo ou alto. Porém, o PING informado em testes de velocidade é o tempo de resposta do servidor utilizado no teste, e, obviamente, este servidor do teste de velocidade NÃO é o servidor de IPTV.

Como PING é tempo de resposta, ele está diretamente ligado à distância entre servidor e cliente. Quando um servidor de internet está no mesmo estado do cliente, normalmente o PING não passa de 50ms. Quando está no mesmo país, dificilmente passa dos 100ms. Quando está na América do Norte, o PING fica entre 150 e 200ms. Quando está na Europa, costuma estar entre 200 e 300ms. Lembrando que “ms” é “milissegundo” ou um milésimo de segundo. Quando um teste de velocidade informa um PING baixo, pode ter certeza de que o servidor testado está no Brasil.

Agora, tratando-se de IPTV, os servidores costumam estar na América do Norte ou Europa, pois são as únicas regiões com data-centers que oferecem um bom custo-benefício para este tipo de serviço. Portanto, o PING para IPTV normalmente está na casa dos 200ms. Sabendo disso, não confunda o PING informado em teste de velocidade com o PING REAL do seu servidor de IPTV.

Travamentos vs Ping Alto IPTV

Entendo que muitos relacionam PING alto e travamento, pois isso em jogos online está sim diretamente ligado. Mas IPTV é uma outra tecnologia, e um delay de 0,2 segundos na abertura ou troca de canal é praticamente nada.

IPTV
IPTV

Então, isso significa que PING alto não interfere na estabilidade da transmissão? Na verdade, não é bem o PING que interfere, mas sim os riscos de perda de pacotes de dados na tramitação dele do servidor até o cliente.

De facto, um pacote de dados não faz “linha direta” até o cliente, ele transita por servidores intermediários que servem de ponte. Se um servidor estiver muito distante, aumentam as chances de encontrar um “buraco” no meio do caminho”. Mas, via de regra, rotas “América do Norte x Brasil” e “Europa x Brasil” são bem otimizadas, enquanto que rotas “Ásia x Brasil” não são.

Se gostou, por favor, compartilhe! É muito importante para nós 🙂

Caso tenha alguma questão ou dúvida, pode sempre entrar em contacto através dos comentários ou usar o nosso Grupo de Facebook.

Travamentos vs Ping Alto IPTV | Mito Esclarecido
5 (100%) 1 voto