Dicas IPTV
Kodi, IPTV & Apps de Stream

Qual é Velocidade Mínima para IPTV?

Esta pergunta é muito comum, principalmente quando os canais IPTV travam e deterioram a experiência de stream de conteúdos multimédia. Por isso vou mostrar qual é a velocidade mínima para IPTV.

A resposta não é linear, na medida em que existem diversas variáveis. Algumas possíveis variáveis são o número de equipamentos e respetivos consumos de banda larga, a capacidade de resposta do serviço IPTV, o próprio equipamento utilizado para stream, etc.

Vamos então tentar perceber qual é a velocidade mínima para IPTV.

Qual a sua velocidade de Internet?

Começando pelo inicio, é importante perceber qual é a velocidade de internet que tem no momento e comparar com a velocidade contratada.

Isto é importante, pois não irá resolver nada aumentar o plano de internet se o problema real for algo relacionado com os seus dispositivos.

Speedtest Ookla
Speedtest Ookla

Pode verificar a velocidade da sua internet neste site: http://beta.speedtest.net/pt

Aconselho a fazer este teste através de ligação por cabo e no ponto mais próximo possível de entrada de internet na rede. Isto, para ter melhor noção da velocidade que está a receber. Depois deve ir testando em cada ponto, de forma a verificar se existem perdas de velocidade.

Caso existam quebras de rede em algum espaço, deve procurar diagnosticar a razão. Note que, através de WiFi, é normal haver quebras, mas estas não podem ser muito grandes, se for o caso considere trocar os equipamentos de rede.

Trocar Equipamentos de Rede

Se no diagnóstico anterior encontrar problemas na rede, é muito importante substituir os equipamentos para que não deteriorem a rede toda.

Power Line e Home Plug

Por experiência própria, tinha um equipamento Power Line defeituoso que me estava a deteriorar a rede toda e baixar substancialmente a velocidade da internet.

Se estiver com problemas em equipamentos Power Line, ou tiver necessidade de expandir a rede sem perdas de velocidade, aconselho este equipamento relativamente acessível:

Xiaomi WIFI Home Plug
Xiaomi WiFi Home Plug

Xiaomi Wifi Home Plug

Router

Os routers também são equipamentos muito importantes na rede. Por isso, deve testar se todos os routers na sua rede estão a ter comportamentos normais. Além disso, deve verificar se estes são adequados ao número de equipamentos que estão ligados.

Note que é diferente ter um router que assegura ligação apenas para pesquisas e redes sociais, e ter um router usado para  stream de conteúdo em vários dispositivos.

É muito importante ter em conta os dispositivos que vão estar ligados ao router e a sua utilização, para poder escolher um router mais adequado. Aconselho estes routers, se achar que está na altura de trocar o seu ou de adquirir um novo:

Utilização pouco intensiva
Xiaomi WiFi Router 3C
Xiaomi WiFi Router 3C

Ver Preço

ASUS RT-N12+
ASUS RT-N12+

Ver Preço

Utilização média de stream de conteúdos
Xiaomi Mi WiFi Router 3
Xiaomi Mi WiFi Router 3

Ver Preço

Xiaomi WiFi Router 3G
Xiaomi WiFi Router 3G

Ver Preço

Tenda AC6 1200Mbps
Tenda AC6 1200Mbps

Ver Preço

DLINK DIR - 822
DLINK DIR – 822

Ver Preço

Utilização intensiva de stream ou gaming
ASUS GT - AC5300
ASUS GT – AC5300

Ver Preço

Xiaomi Mi R3P
Xiaomi Mi R3P

Ver Preço

Asus RT AC88U
Asus RT AC88U

Ver Preço

Asus RT AC86U
Asus RT AC86U

Ver Preço

Extensores de WiFi

Um outro equipamento muito comum na rede são os extensores de WiFi. Este é um tipo de dispositivo usado para expandir o alcance do WiFi.

Para usar listas IPTV, aconselho vivamente a ligação por cabo de rede, o que pode ser conseguido em toda a casa através de Home Plugs (já mencionados em cima neste post). Porém, se o seu orçamento for reduzido e preferir a ligação WiFi, pode optar por estes equipamentos já testados por nós:

WR01
WR01 Wireless Repeater
WR01 Wireless Repeater

Ver Preço

WAVLINK WL – WN560N2B
WAVLINK WL - WN560N2B
WAVLINK WL – WN560N2B

Ver Preço

Alterar Plano de Internet

Se, após o diagnóstico da sua rede, verificar que está a receber a velocidade contratada ao seu fornecedor de internet, e os canais IPTV continuam a travar, então pode ser altura de renegociar o seu contrato de fornecimento de internet.

Porém, primeiro tenha em conta que o problema pode não ser necessariamente seu, mas da fonte de streaming. Ou seja, é melhor testar se estão vários canais IPTV a travar ou apenas um ou dois, se for este ultimo o caso é muito provável que o problema seja da fonte de stream e não da velocidade da internet.

Veja também quais são as “Melhores Listas IPTV Pagas

O objetivo é que tenha pelo menos a velocidade mínima para IPTV, que já indicar a seguir.

Velocidade Mínima para IPTV

Dependendo da duração do programa e também da sua resolução, pode necessitar de uma maior largura de banda.

Um exemplo forte neste assunto é a Netflix, um dos principais fornecedores multinacionais de conteúdo multimédia. De acordo com esta fonte, para fazer stream de um conteúdo em formato DVD necessita de 3 Mbps e para qualidade HD de cerca de 5 Mbps.

Assim, na teoria uma velocidade de cerca de 2 Mbps seria o mínimo para conseguir fazer stream de conteúdo IPTV. Contudo, como falado anteriormente de todas aquelas variáveis eu aconselho uma velocidade mínima para IPTV de 15 Mbps e diria que a velocidade mais razoável seria entre 30 a 50 Mbps.

Se gostou, por favor, compartilhe! É muito importante para nós 🙂

Caso tenha alguma questão ou dúvida, pode sempre entrar em contacto através dos comentários ou usar o nosso Grupo de Facebook.

NOTA: Os addons Kodi, listas IPTV e aplicativos de stream mudam de dia para dia e é muito difícil acompanhar todas as alterações. Vamos sempre tentar atualizar todos os artigos, porém indicamos desde já que isto poderá nem sempre acontecer.

Qual é Velocidade Mínima para IPTV?
5 (100%) 6 votos