Como Escolher o PC Correto | Construir Meu Setup

Está no caminho de concretizar o seu setup de sonho? Então certamente sabe que escolher o PC correto é um passo fundamental.

Aqui vamos indicar todos os aspetos que deve ter em conta. Um dos fatores, claro, é o preço, mas não pode ter só esse em conta. Isto porque o desempenho do PC muitas vezes está mais ligado aos componentes que ao preço em si.

Vamos então ver tudo o que precisa de saber para escolher o PC correto.

Escolher o PC Correto

Para facilitar, dividi todo o artigo em cinco grandes tópicos. Veja também os “Melhores Descontos em Gadgets“.

Tipo de PC

O primeiro a fazer é, sem dúvida, escolher o tipo de PC que melhor se adequa às suas necessidades e ao seu setup. Existem essencialmente três tipos de PC:

  • Notebook

Pessoalmente, é o meu preferido. Permite levar para qualquer lado e, geralmente, tem baterias com muita autonomia. O principal defeito é que é complicado alterar os componentes quando necessário.

  • Desktop

O melhor de um desktop é que costuma dar uma melhor apresentação ao setup e consegue-se máquinas com muito desempenho até bem acessíveis. O defeito é que não se consegue levar para qualquer lado.

  • Deskop por componentes

Basicamente é o mesmo que um desktop normal, mas montando por peças. Geralmente, fica mais barato, mas se não tem experiência em montagem de PC não deve optar por isto. Um outro aspeto fundamental nestes PC’s é a questão da compatibilidade, nem todos os componentes são compatíveis entre si.

Processador

Algumas pessoas dizem que o processador é o coração de um PC. Eu discordo. Na minha opinião, o coração de um PC é a sua motherboard, o processador são as “pernas” que permitem o PC andar. Quanto melhor o processador mais rápido o PC “anda”.

Tem algumas marcas de processadores, sendo que as duas principais são a AMD e a Intel. Tenho más experiências com a AMD e, por isso, sempre recomendo a Intel. Dos vários modelos disponíveis pela Intel, nunca deve escolher abaixo de i5 e da geração 6 (isto é qualquer processador i5-6…). Acima destes, escolha de acordo com o seu orçamento.

Digo isto, porque um processado abaixo de i5 simplesmente é demasiado pouco para os dias de hoje. Além disso, as gerações mais antigas não são tão eficientes e, como a diferença de preços não é assim tanta, é sempre melhor escolher gerações mais recentes.

Memória RAM

A RAM é muitas vezes “esquecida” no processo de compra, mas é essencial para escolher o PC correto. Esta trata de tudo o que está relacionada com memória de curto prazo e é fundamental para correr programas, edição de imagem, vídeo, jogos, etc.

Menos do que 8GB de RAM é asneira. Além disso, procure que a RAM seja do tipo DDR4 que é mais eficiente (mais desempenho e menos consumo de energia).

Armazenamento

O armazenamento é a sua memória ROM, isto é, a capacidade para armazenar imagens, documentos, vídeos, etc. Convém que tenha um armazenamento adequado para si. No meu caso, uns 128GB chegam perfeitamente, mas quem quiser editar vídeo ou jogar talvez seja bem pensado optar por 512GB.

Algo que também é relevante é nunca escolher discos HDD, mas sim SSD. A memória SSD é muito mais rápida e eficiente que a tradicional HDD. Esta é também um pouco (bastante) mais cara, porém compensa muito.

Placa Gráfica

De tudo o que possa escolher, nunca opte por uma gráfica integrada com o processador, as típicas HD Graphics. Para qualquer PC, mesmo que não seja para jogos, é sempre útil ter uma gráfica dedicada.

Note que tem gráficas da Asus que valem mais de R$4000. Contudo, a menos que seja um gamer profissional, não precisa disso. A Asus tem na sua linha GTX, gráficas bem mais acessíveis e que chegam bem para um uso normal a intermédio.

Se gostou, por favor, compartilhe! É muito importante para nós 🙂

Caso tenha alguma questão ou dúvida, pode sempre entrar em contacto através dos comentários ou usar o nosso Grupo de Facebook.

Como Escolher o PC Correto | Construir Meu Setup
5 (100%) 2 votos