Smart TV vs TV box | Qual a melhor escolha?

Se está na dúvida entre usar uma smart TV ou uma TV box, então junte-se ao clube. Muitas pessoas estão com esta questão, de facto eu mesmo me questionei sobre isto há uns dias. A verdade é que a “luta” entre smart TV vs TV box não é fácil, cada dos dispositivos tem as suas vantagens e desvantagens.

Com efeito, aqui neste artigo vou tentar mostrar-lhe todos os aspetos positivos e negativos de cada um, para definirmos qual será a melhor opção. Vamos então ver qualquer é a melhor escolha entre smart TV vs TV box Android.

Smart TV vs TV box

O primeiro a ter em conta é que estes dois equipamentos estão relacionados. Na verdade, com uma TV box é possível transformar qualquer TV em smart TV, oferecendo-lhe características como acesso à internet, instalar e usar aplicações e muito mais. Assim, a questão ainda poderá ficar pouco mais confusa, mas vamos passo a passo.

Smart TV | Funções e Vantagens

Um smart TV é nada mais que uma televisão com acesso à internet e capacidade e usar aplicações como Netflix, YouTube, etc. A principal vantagem é que todo o sistema inteligente já está integrado na própria televisão, não precisa de qualquer equipamento externo. Além disso, geralmente as smart TV tem uma resolução e qualidade muito boas.

Smart TV
Smart TV

Contudo, grande parte das TV usam sistemas operativos “fechados” como Tizen (smart TVs da Samsung) ou webOS (smart TVs da LG). Estes sistemas apenas permitem a instalação de aplicações diretamente das suas próprias lojas de apps, que são muito limitadas. Desta forma, como deve imaginar, elas não permitem a instalação de muitas aplicações interessantes como o Kodi ou apps para reprodução de IPTV.

Por outro lado, pode procurar adquirir uma smart TV com sistema Android, que é muito mais aberto e prático. O problema é que não há muitas disponíveis no mercado e depois ainda vemos notícias como a Sony estar a bloquear o Kodi nas suas smart TV Android. O facto é este: smart TV e aplicações como Kodi e outras para IPTV não combinam facilmente.

Por fim, o valor de uma smart TV é quase sempre um pouco caro, apesar que com o passar dos tempo até já se compram algumas smart TV bem acessíveis.

Vantagens
  • Não precisa de nenhum equipamento externo, a própria TV tem tudo;
  • Geralmente, qualidade de imagem é muito boa.
Desvantagens
  • Difícil instalar e usar aplicações como Kodi e para usar IPTV;
  • Costumam ser muito caras.

TV box | Funções e Vantagens

As TV box são pequenos equipamentos em forma de caixa que usam o sistema operativo Android e que podem, através de HDMI ou VGA, serem ligados a qualquer TV. Desta forma, as TV box Android conseguem oferecer todos os recursos de, por exemplo, um smartphone a qualquer TV.

TV box Android
TV box Android

As vantagens passam por aqui. Ou seja, com uma TV box pode facilmente instalar e usar tudo o que pretender na sua TV. Nas box Android pode usar, sem qualquer problema, Kodi, aplicações para jogos, para reproduzir IPTV, para assistir filmes e muito mais. Praticamente não há limitações. Além disso, estes equipamentos são usualmente muito acessíveis. Veja também o nosso artigo de como configurar uma TV box Android.

Noutro ponto vista, a desvantagem de usar uma TV box é que não é que, se usar TV por cabo, acaba por ser pouco prático. Isto porque terá de estar sempre a alterar a fonte de entrada da TV, se é o cabo da TV ou HDMI da TV box. Mais do que isso, algumas TV box (as mais baratas) tem tendência a sobreaquecer e durar pouco.

Vantagens
  • Permitem instalar e usar qualquer app Android;
  • Ligam-se facilmente a qualquer TV;
  • Usualmente são muito acessíveis.
Desvantagens
  • Não são muito práticas se usar TV por cabo ou outra fonte de conteúdo na TV.

 Boas opções de TV box

Se está à procura de uma TV box, aconselho a dar uma vista de olhos nas três seguintes. A A95X Plus e a X96S são muito recentes, enquanto a Mi Box já é mais antigo, mas continua a ser uma das melhores.

A95X Plus

A95X Plus TV Box
A95X Plus TV Box

Ver Preço

X96S

X96S TV Stick Android
X96S TV Stick Android

Ver Preço

Xiaomi Mi Box

Xiaomi Mi Box
Xiaomi Mi Box

Ver Preço

Veredicto Final | Smart TV vs TV box

No final desta análise smart TV vs TV box, já sabemos quais são as vantagens e desvantagens de cada um destes equipamentos. Dito isto, a melhor solução depende da função para que pretende usar. A meu ver, a escolha entre smart TV vs TV box funcionaria desta forma:

  • Smart TV – Ideal para quem tem contrato de TV com alguma operadora e pretende ter acesso a Netflix, YouTube e internet na TV;
  • TV box – Melhor para quem pretende usar aplicações para IPTV, Kodi, jogos, ter acesso à internet e não tem contrato de TV com nenhuma operadora.

Como viu, a resposta até é simples. Tudo depende da função para que vai usar e daquilo que pretende assistir na TV. Bem, espero ter ajudado com este artigo. Continuação de um excelente dia!

Se gostou, por favor, compartilhe! É muito importante para nós 🙂

Caso tenha alguma questão ou dúvida, pode sempre entrar em contacto através dos comentários ou usar o nosso Grupo de Facebook.

Smart TV vs TV box | Qual a melhor escolha?
5 (100%) 1 voto[s]

Queres receber em tempo real todas as novidadese e segredos de Kodi, TV box e muito mais?